Seção realizada no salão nobre do Ministério |
A destinação das áreas públicas foi assinada nesta terça-feira (03) pela ministra Miriam Belchior. Para ela, a destinação de áreas da União para utilização social no País faz parte da política de governo. “Nós, do governo federal, por determinação da presidenta Dilma Rousseff, seguiremos com essa política cada vez mais incisiva de melhor utilização do Patrimônio da União”, explicou. Foram designados mais de 1 milhão de m² para a área social, com o objetivo de beneficiar 500 famílias com serviços de saúde, saneamento básico, creches e regularização fundiária. Já para o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) foram destinados cerca de 1,4 milhão de m² para beneficiar 5.048 famílias nos municípios de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, Riacho Fundo, cidade satélite de Brasília e Caeté, em Minas Gerais.
“Não tem sentido nós ficarmos com essas áreas sem utilização ou subutilizadas quando elas podem gerar benefícios, seja uma casa, seja um serviço de saúde, de educação, seja para garantir a conservação do nosso patrimônio ambiental, seja de promoção do desenvolvimento econômico local”, declarou Miriam Belchior.
Para a Educação, cerca de 9 mil famílias serão beneficiadas com as destinações para a construção e ampliação de universidades e escolas infantis nos municípios de Areia, na Paraíba, Angicos, no Rio Grande do Norte, e Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Na esfera do Desenvolvimento Econômico, o governo estima a geração de 6.500 empregos diretos e 12 mil indiretos nas áreas de construção civil, indústria e tecnologia. Para tanto, foram destinados 45.458m² de áreas para as localidades do Rio de Janeiro, Mandaguaçu e Maringá, no Paraná.
Em benefício do Desenvolvimento Urbano serão cedidos 82.124m² para as cidades de Camaçari, na Bahia, e Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Na área de Administração Pública, a União destinou cerca 911 mil m² para a regularização de área de terreno da Policia Civil do Distrito Federal e para uso das Prefeituras de Mandaguaçu e Maringá, no Paraná. Para regularização fundiária, com objetivo de assegurar a preservação ambiental e a diversidade biológica, a União regularizou 18, 8 milhões m² de área na cidade satélite de Sobradinho, no Distrito Federal.
O prefeito de Mandaguaçu, Dr. Ismael Ibraim Fouani, falou em nome de todos os prefeitos e agradeceu a Presidenta Dilma Rousseff e a Ministra Miriam Belchior pela sensibilidade em atender aos anseios dos municípios. “Quero agradecer em nome de todos os prefeitos presentes, em primeiro lugar a Presidenta Dilma e a Ministra Miriam, pela sensibilidade que tiveram em nos atender. Nossos projetos são uma ansiedade de nossas comunidades. Em nosso caso específico, temos duas linhas de destinação para o imóvel que estamos recebendo. Vamos dar ênfase à área social, destinando parte do imóvel com uma creche para atender famílias trabalhadoras, uma unidade de saúde, que por sinal já está sendo implantada. Na área sócio econômica, destinaremos o barracão do extinto IBC para um projeto inovador de incubadora industrial ou condomínio industrial. Desta maneira, podemos gerar mais empregos e maior geração de renda, aliados a qualidade de vida dos nossos cidadãos".
Os municípios beneficiados serão: Camaçari (BA), Livramento de Nossa Senhora (BA), Areia (PB), Angicos (RN), Mandaguaçu (PR), Maringá (PR), Novo Hamburgo (RS), Cerro Largo (RS), Santo Ângelo (RS), Florianópolis (SC), Sobradinho (DF), Riacho Fundo (DF), Guarapari (ES), Caeté (MG), Belo Horizonte (MG), Carangola (MG) e Rio de Janeiro (RJ).
Além do prefeito Dr. Ismael, estiveram presentes na solenidade, O Deputado Federal João Arruda, A deputada Federal Cida Borguetti, o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Luiz Carlos Volpato, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador João Ramos Costa e o Diretor Jurídico do município, Dr. Eduargo Goffi.
Dr. Ismael. "Agradeço a sensibilidade da Presidenta Dilma e da MInistra Miriam" |
Ministra Mirim Belchior e o Sec. Luiz Carlos Volpato |
Dr. Ismael fala em nome dos prefeitos |
João Ramos Costa, Presidente da Câmara, Deputada Cida Borghetti, Dr. Ismael, Luiz C. Volpatoe Dr. Eduardo Goffi |
Ministra assina portaria - Momento histórico para Mandaguaçu |
Dr. Ismael recebe termo de posse das mãos da Ministra Miriam |
COM MUITA LUTA, DEDICAÇAO SE FAZ DE PROJETOS E SONHOS REALIDADE , TUDO ACONTECE NA HORA CERTA, A CRECHE DO IBC VAI BENEFICIAR MTAS MAES INCLUSIVE AS DO JARDIM AMERICA QUE TANTO ESPERAVAM POR UMA VAGA PRA SEUS FILHOS. OBRIGADA PREFEITO ISMAEL POR MAIS UMA ENORME CONQUISTA. PARABENS.
ResponderExcluirVanilda realmente é uma grande conquista que ira beneficiar muitas familias. Mandaguaçu merece, parabens ao Sr. Prefeito e a todos que se esforçaram para que a creche e PSF se torne realidade no IBC, inclusive ao Deputado Estadual mais votado em Mandaguaçu o Enio Verri que não mediu esforços para a liberação deste espaço que pertencia a união e agora vai ser explorado pelo municipio. Não esquecendo tb da dedicação de Gleise Hoffman.
ResponderExcluircom certeza sem desmerecer ninguem..PARABENS A TODOS QUE SE DEDICARAM....
ResponderExcluir