Num percurso de 10 quilômetros de subidas e descidas, trilhas no meio da mata, rios, cachoeiras, muita natureza, cerca de 300 pessoas de várias cidades do Paraná, participaram na manhã deste domingo (20) da 1ª Caminhada Internacional da Natureza. O circuito “Caminhos de Mandaguaçu” aconteceu região da Estrada do Cipó e Onze Irmãos, um roteiro especialmente preparado para a contemplação dos visitantes.
A caminhada em Mandaguaçu atraiu muita gente de outras cidades. Foram vários os elogios. Os próprios moradores de Mandaguaçu fizeram questão de destacar as belezas naturais que eles mesmos não conheciam. “Moro em Mandaguaçu desde que nasci e não sabia que em minha cidade tinha lugares tão maravilhosos como esses que conheci hoje”, disse Dona Neuza.
Mario Volponi, veio de Maringá. “Vocês foram muito felizes na escolha da trilha, foi realmente muito bom participar desta atividade. Estou engajado com o grupo do Jair Jacovós, os Peregrinos de Maringá, quando forem realizar outra caminhada, pode contar comigo”, disse ele.
Ao final da caminhada os participantes receberam a Caderneta Internacional do IVV, com o carimbo do circuito de Mandaguaçu (Caminhos de Mandaguaçu), comprovando sua participação. O prefeito Ismael Ibraim Fouani, esteve presente na caminha, inclusive completando todo o percurso, junto com sua esposa Denise. Após dar as boas vindas aos participantes, ele aproveitou a oportunidade para a enaltecer ainda mais o que Mandaguaçu tem a oferecer no que diz respeito ao turismo. “Nosso potencial é enorme, além de sermos uma das cidades que mais cresce na região, temos potencial turístico e, precisamos explorá-lo. Nada melhor de que um evento como este para poder mostrar o que temos de bom. Se depender do esforço de nossa equipe que se empenharam muito para realizar esta caminhada, tenho certeza que o roteiro será muito atraente. Aproveito também para parabenizar a todos os envolvidos neste evento”, disse Fouani.
A Caminhada da Natureza
A Caminhada Internacional da Natureza é de característica não-competitiva e tem sua origem na Europa como objetivo de movimentar a economia, valorizando o patrimônio e a comunidade local, assim como os atrativos turísticos dos municípios. O evento é coordenado pela Anda Brasil, com o apoio da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), juntamente com a Confederação Brasileira de Esportes Não Competitivos, e segue normas internacionais. A IVV tem mais de 7.000 circuitos de caminhadas distribuídos em 42 países. Em Mandaguaçu, a organização do roteiro ficou a Cargo dos Departamentos de Indústria, Comércio e Turismo e Agricultura e Meio Ambiente, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Emater, Sanepar e Departamento de Saúde.
No Brasil é um projeto existente desde 2007, com caminhadas desde 2008. Mais de 400 circuitos em todo o Brasil e cerca de 70 no estado do Paraná.
Próximos circuitos no Paraná:
Cerro Azul, dia 27 de maio;
Cerro Azul, dia 27 de maio;
Pontal do Paraná, dia 02 de junho;
Foz do Iguaçu, dia 03 de junho;
Marechal Candido Rondon, dia 03 de junho;
Paiçandu, dia 03 de junho;
Tibagi, 03 de junho;
Ourizona, dia 24 de junho.
Parabéns tio!!!
ResponderExcluirAdorei ter participado, realmente a trilha foi muito bem escolhida.