sexta-feira, 14 de agosto de 2015

PROJETO DE PROTEÇÃO DE NASCENTES.

Acompanhando trabalho de preservação.
Projeto visa proteger recursos hídricos e garantir a qualidade da água.


Estivemos hoje na propriedade da Família Fenato, na estrada 150,  acompanhando trabalho de recuperação e proteção de uma nascente de água.  A técnica utilizada pela família, é a do solo-cimento, que é muito satisfatória, pois com ela é possível um bom selamento, evitando que a água da nascente tenha contato com fatores externos que venham contaminá-la.  A Pedagoga da Emater de Mandaguaçu, Joana de Brito,  lembra que, além disso, esse método utiliza um material material com alta durabilidade e ótima resistência, sem agredir o meio ambiente contribuindo com a preservação das nascentes e mananciais.
Solo Cimento.
A técnica de aplicação de solo-cimento consiste na aplicação de uma massa, obtida da mistura entre cimento e barro que cria uma camada protetora fechando completamente a fonte. O primeiro passo para o procedimento da técnica é a limpeza da área no entorno da nascente e a construção de um banco de pedras, que auxilia na retirada das impurezas, seguido da colocação do cano ladrão para a saída da água, finalizando com a massa. Tecnologia alternativa simples e de baixo custo, a técnica solo-cimento garante proteção por tempo indeterminado do local.
A ideia, é implantar este projeto nos percursos da Caminhada da Natureza, que acontece anualmente em dois circuítos em Mandaguaçu. 
Mais informações: Emater - (44) 3245-3122 Joana de Brito (44) 3245.5741 Agricultura. Israel Silva.

MAIS FOTOS



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário