quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

REGISTRO DO PRATO TÍPICO E DA FESTA


REGISTRO GARANTE EXCLUSIVIDADE

A marca "PORCO NA LATA" é de uso exclusivo do Município de Mandaguaçu.
Depois de quatro anos o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, através o INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial concedeu a garantia de propriedade e de uso exclusivo da marca "PORCO NA LATA" para o município de Mandaguaçu.
A primeira etapa para a escolha do prato típico foi uma pesquisa realizada nas escolas municipais no primeiro semestre de 2006. A pesquisa visava identificar qual tipo de gastronomia era mais utilizada pelos pioneiros na época da colonização. Após a identificação, o COMTUR - Conselho Municipal de Turismo solicitou da administração municipal que homologasse através de lei o PORCO NA LATA como prato típico de Mandaguaçu. Em uma pesquisa realizada junto ao INPI, descobrimos que a marca não tinha registro, ou seja, não tinha dono. Em maio de 2006 entramos com pedido de registro da marca para Mandaguaçu. Houve uma oposição do rede de restaurante O Porcão com sede no Rio de Janeiro que queria a marca para sua empresa. Depois de 3 anos e uma acirrada batalha judicial, em 18/05/2010 nosso pedido foi deferido. Em 13/10/2010 saiu o registro definitivo. Por este motivo a nossa festa ficou só no papel e este ano estamos realizando a "1ª FESTA NACIONAL DO PORCO NA LATA". Muitas pessoas ficaram surpresas com o nome, festa nacional. Ela é "nacional", porque ninguém mais, além de nós, pode usar a marca "PORCO NA LATA". Ela é exclusiva de Mandaguaçu.

3 comentários:

  1. Nossa que bom saber que uma cidade do interior do Paraná, ganhou com mérito do Rio de Janeiro.
    Parabens aos que lutaram por essa conquista.

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  2. elaie mandagua veio.............

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  3. Desculpe, mas, esse certificado apenas lhe dará o direitos limitados, não atendendo a necessidade real da cidade, que é ter o reconhecimento do prato como sendo típico da cidade.

    O correto neste caso é ter o nome PORCO NA LATA como sendo uma INDICAÇÃO GEOGRÁFICA e não uma marca para exploração de um simples comitê organizador de eventos.

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