Implantação do Distrito Industrial Vila Guadiana.
Setor registrou crescimento de 40% nos últimos cinco anos e hoje representa 16% do Produto Interno do Bruto do município. Prefeitura faz projeções otimistas para a área
Luiz de Carvalho carvalho@odiariomaringa.com.br
Município que desde sua fundação teve a agricultura e pecuária como carros-chefes da economia, Mandaguaçu entra na fase da industrialização. De acordo com levantamento realizado nas declarações fisco-contábeis do ano base 2008, o setor industrial cresceu 40,26% nos últimos cinco anos, enquanto outros setores da economia ficaram estagnados. O secretário municipal de Indústria e Comércio, Luiz Carlos Volpato, acredita que dentro em três ou quatro anos, no ritmo atual, a indústria será o setor de maior peso no Produto Interno Bruto (PIB) do município. “Há pouco mais de quatro anos foi criado um distrito industrial e formulada uma política de atração de empresas”, diz Volpato.
“Com isso, muitos empresários locais decidiram aproveitar os incentivos e instalar empresas; também vieram empresas de fora, gerando novas vagas de emprego, incentivando a produção de matérias-primas e melhorando a economia do município”, explica. Segundo o secretário, Mandaguaçu não pode mais chamada de cidade dormitório de Maringá, pois ganhou vida própria com a chegada de novas empresas, gerando empregos para praticamente toda a população. Hoje, o Distrito Industrial está tomado por indústrias da área de produtos alimentícios e atacados de grandes redes de supermercados, e conta também com indústrias de confecções e de equipamentos para açougues e supermercados. No fim do ano passado, a administração municipal comprou uma área de seis alqueires na saída para o distrito de Guardiânia e está sendo implantada a infraestrutura para mais um distrito industrial. “Continuaremos oferecendo incentivos para empresas que queiram se instalar em Mandaguaçu, pois entende-se que isso será básico para o fortalecimento da economia do município”, diz Volpato. A política de incentivos criada pela prefeitura convenceu o empresário Roberto Batista a implantar, no distrito industrial, uma indústria para produzir molhos - catchup, mostarda e outros produtos para lanchonetes e restaurantes. A empresa tem 50 funcionários e gera também empregos indiretos. “No contexto de Mandaguaçu, podemos considerar que essa é uma indústria de grande porte”, diz Renato Nasser, assessor contábil da empresa.O secretário de Indústria e Comércio diz que os números da industria de Mandaguaçu são animadores. Segundo ele, dez anos atrás, o município contava com 38 indústrias, a maioria de pequeno porte, e hoje são 81. “O setor vai continuar crescendo, pois várias empresas de fora estudam a possibilidade de se instalarem no município.”Apesar do crescimento verificado nos últimos anos, o setor industrial representa 16,8% do PIB de Mandaguaçu. Serviços e comércio, que também estão em fase de crescimento, somam 24,15%. A fatia maior continua representada pelo agronegócio, que inclui a criação de gado e frango de corte e o plantio de soja, milho e, principalmente, cana-de-açúcar que é destinada à Usina Santa Terezinha para a produção de álcool e açúcar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário